Confira um resumo com as tendências de cabelo e maquiagem que roubaram a cena no evento.
A edição N53 do São Paulo Fashion Week chegou ao fim neste final de semana depois de apresentar nos últimos dias uma série de tendências para as próximas temporadas. No universo de beauté, as inspirações foram muitas – de penteados criativos com o estilo capilar da vez à diferentes propostas para colorir a maquiagem – e, abaixo, te contamos os principais destaques de beleza da semana de moda brasileira.
A maquiagem natural com foco no skincare e na pele glow foi a proposta da beauty artist Vanessa Rozan para a marca. Além da preparação hidratante nas peles, também foram usados produtos cremosos nas bochechas, pálpebras e para iluminar os pontos altos do rosto, contribuindo para o efeito leve pretendido pela expert.
O beauty artist Helder Rodrigues trouxe a aplicação 3D para o desfile da Led com pequenos cristais posicionados abaixo dos cílios inferiores. Além de enfeitarem a maquiagem, a ideia dos brilhos era representar lágrimas de um término de relacionamento, tema que inspirou a coleção da marca.
O beauty artist Marcos Costa trouxe o glow para a passarela da marca e coloriu maçãs do rosto, têmporas e o canto externo das pálpebras com uma sombra roxa cintilante. No canto interno dos olhos, foi aplicada uma sombra dourada para iluminar o olhar.
A beauty artist Katia Araujo criou um visual tropical para o desfile da marca, apresentando uma pele leve e viçosa, bochechas bronzeadas e sobrancelhas marcadas. Lábios glossy na cor marsala finalizaram o visual. Nos cabelos, o efeito molhado foi proposto pela hair stylist Brunä Hakstol, que usou doses generosas de óleo capilar e spray de brilho para dar o acabamento sem perder a maleabilidade dos fios.
A sombra cintilante estendida por toda a pálpebra até o fim da sobrancelha criou um efeito holográfico na maquiagem assinada pelo beauty artist André Veloso. O iluminador líquido aplicado nos pontos altos do rosto completou o acabamento glow.
A beauty artist Laura La Laina aplicou um balm colorido no canto interno e externo dos olhos em formatos orgânicos. Segundo ela, a ideia foi explorar a criatividade na hora de criar a maquiagem. Nos cabelos, o efeito molhado proposto pela profissional foi feito com água misturada com glicerina, que, além de garantir o acabamento, também hidrata os fios. “Fizemos rabos de cavalo com as mechas torcidas para inovar, criando uma alternativa para as tranças que usamos com mais frequência”, ensinou Laura no backstage do desfile.
Pontos azuis no canto interno dos olhos coloriram a maquiagem assinada por Helder Rodrigues. Um balm multiuso marrom foi aplicado nas maçãs do rosto, têmporas e pálpebras, completando o colorido elegante pensado pelo maquiador. Nos cabelos, o efeito molhado com os fios penteados para trás foi a inspiração de penteado.
O olho preto blocado que fez sucesso ao ser usado pela atriz na temporada internacional desembarcou na semana de moda brasileira pelas mãos do beauty artist William Cruzes. Inspirado no movimento grunge dos anos 1990, o maquiador trouxe o delineado gráfico que ocupava toda a pálpebra móvel em um formato retangular. Para colocá-lo em prática, ele usou o delineador em gel e pincel fino para precisão. Em alusão ao universo fetichista, referência para a marca, rabos de cavalo baixo foram envolvidos por fitas de borracha.
Tons de turquesa, acerola, laranja e terracota coloriram os olhos das modelos na passarela de Rocio Canvas. Uma pele natural foi a escolha do beauty artist Helder Rodrigues para deixar o foco no olhar. “A dica na hora de aplicar o produto cremoso é garantir que ele cubra também toda a linha dos cílios para que a pálpebra fique um bloco de cor homogêneo, sem nenhum espaço vazio”, explicou Helder, que estendeu a cor até as sobrancelhas e também contornando a pálpebra inferior.
Nos cabelos, o beauty artist propôs um rabo de cavalo baixo com acabamento polido que trazia um nó feito com os próprios fios.
O beauty artist Gui Casagrande apostou em um esfumado sofisticado com sombra marrom no canto externo dos olhos. A pele vistosa foi feita com skincare hidratante, uma base leve e um contorno sutil criado com o corretivo. Nos cabelos, os fios repartidos ao meio traziam o acabamento polido apenas na raiz, garantindo um resultado elegante e moderno ao mesmo tempo.
A beauty artist Vale Saig se inspirou no fundo do mar e trouxe diversas aplicações para a maquiagem, compondo a beauté do desfile com lantejoulas, miçangas e cristais coloridos que coordenavam com traços feitos com iluminadores coloridos nos pontos altos do rosto.
O wet hair foi a tendência capilar mais vista nesta temporada do SPFW e, para a apresentação de Anacê, o beauty artist Helder Rodrigues trouxe uma proposta diferente para ele, posicionando os cabelos molhados em rabos de cavalo torcidos no formato tubular. “Para copiar o efeito, a dica é aplicar gel nos cabelos úmidos ou molhados, usar um pente fino para alinhar os fios na posição desejada e, depois do penteado feito, finalizar com um spray de brilho para dar acabamento”, explicou o maquiador.
Os penteados black power geométricos roubaram a cena no desfile do estilista em perucas esculturais criadas pelo beauty artist Wilson Eliodoro e sua equipe. Minutos antes de entrarem na passarela, o time de beleza ainda estava dando os últimos retoques nos formatos suntuosos.
Max Weber se inspirou nos anos 1980 para criar as maquiagens glamorosas e cheias de elementos. Sombras cintilantes, esfumado preto, delineados chamativos e lábios coloridos também com batom preto marcaram a beauté proposta para a marca.
O skincare foi a base da beleza criada pelo beauty artist Abner Matias, que trouxe uma preparação hidratante para a pele dos modelos que contou até com uma massagem facial para dar viço e uma base leve com ativos de skincare. Colorindo as faces, o maquiador usou um balm labial cremoso aplicado também nas bochechas e pálpebras e pó bronzeador. Pigmentos dourados e prateados desenharam traços pelo corpo e rosto dos modelos em uma referência à ancestralidade.
Inspirada pela cidade de Maragogipinho, na Bahia, assim como a própria coleção, a beleza criada pela beauty artist Angel Moraes trazia uma espécie de máscara alaranjanda para os olhos dos modelos, que remetia ao barro e a cerâmica, principal atividade econômica do local. A sobrancelha descolorida e apenas um tufo de cílios postiço posicionado na pálpebra inferior ajudaram a trazer o foco da maquiagem para o olhar. Nos cabelos, o efeito molhado concentrado principalmente na parte frontal da cabeça era uma homenagem às águas que banham a região.