Pesquisadores de Washington, nos Estados Unidos, afirmam que veganismo pode reduzir e até cessar ondas de calor, um dos principais sintomas da menopausa.
As ondas de calor, o suor noturno e a pele com sensação de queimação são alguns dos sintomas mais comuns e desconfortáveis para a maioria das mulheres na menopausa. No entanto, um novo estudo publicado na revista Menopause pela North American Menopause Society afirma que é possível controlar e até interromper essas sensações por meio da alimentação vegana.
Membros de um comitê de médicos de Washington, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa com 84 mulheres na pós-menopausa e as dividiu aleatoriamente em dois grupos. Um grupo se alimentou normalmente, incluindo alimentos de origem animal. Enquanto o outro grupo recebeu uma alimentação vegana, ou seja, sem qualquer alimento de origem animal, inclusive laticínios e ovos, além de alimentos com baixo teor de gordura e meia xícara de soja cozida diariamente.
Cada participante do grupo de intervenção recebeu um aparelho móvel para rastrear ondas de calor em tempo real, uma balança digital para verificar o peso corporal e uma panela de pressão elétrica para preparar soja em casa. A frequência e a gravidade das ondas de calor foram registradas por meio do aparelho móvel enquanto os sintomas vasomotores, psicossociais, físicos e sexuais foram avaliados por meio de um questionário.
Após 12 semanas de dieta vegana, as mulheres relataram diminuição das ondas de calor e outras até disseram não sentir mais o sintoma. Os resultados apontaram que 9 em cada 10 participantes viram os sintomas da queimação desaparecer e a cada 5 participantes, 3 relataram não sentir mais esse sinal. Muitos participantes do estudo também relataram melhorias nos sintomas sexuais, humor e energia. Já o grupo que não teve a dieta alterada não relatou mudanças nas ondas de calor.
Neal Barnard, professor de Medicina da Universidade George Washington e principal pesquisador do estudo, disse que ainda não é possível explicar por que a dieta vegana aliviou as ondas de calor em mulheres na menopausa, mas listou três intervenções que levaram a essa melhora: evitar produtos de origem animal, reduzir a gordura e adicionar uma porção de soja. “Este é um divisor de águas para mulheres com 45 anos ou mais, a maioria das quais sabemos agora que pode obter alívio imediato dos sintomas da menopausa mais graves e preocupantes sem o uso de medicamentos”, disse Barnard.