Mostra inédita em homenagem aos trinta anos de carreira de Alexandre Herchcovitch reunirá roupas, calçados, acessórios, fotos e vídeos, com curadoria de Maurício Ianês.
Desde o final de 2022, Alexandre Herchcovitch vem comemorando suas três décadas de carreira na moda. Fundada em 1993, a etiqueta homônima do estilista – cuja direção ele retomou em 2022, após um hiato de quase 7 anos – celebrou seus 30 anos com o retorno às passarelas, em dezembro do mesmo ano, e uma estreia na Casa de Criadores em dezembro de 2023. Agora, a trajetória de Herchcovitch ganhará espaço em um museu.
“Estou bastante feliz em poder mostrar parte do meu acervo e de minhas ideias ao grande público. Sempre sonhei com este momento”, diz Alexandre. Em 20 de abril, abre ao público a exposição Alexandre Herchcovitch: 30 anos além da moda, com curadoria de Maurício Ianês. A mostra inédita retrata a história do estilista, desde os seus 13 anos, quando começou a desenhar roupas para sua mãe, Regina Herchcovitch, na época dona de uma confecção de lingeries. A exposição reúne roupas, sapatos, bolsas, chapéus, além de fotos e vídeos exclusivos de desfiles.
“Parcerias e universos marginais foram centrais para Herchcovitch, e essa exposição é uma celebração desse caleidoscópio mutante que é a cabeça do criador”, conta Ianês, se referindo à participação ativa do designer na noite de São Paulo, contribuindo com uma visão queer e menos heteronormativa e hegemônica da moda ao longo de sua carreira. Honrando esta visão, Marcia Panthera fará uma performance artística na abertura da mostra para convidados, em 18 de abril, vestindo uma das principais coleções do estilista.