Casa mais antiga de Paris, onde viveu Flamel

Hoje, imóvel abriga o Auberge Nicolas Flamel, restaurante que reúne histórias dos tempos em que os alquimistas andavam sobre a Terra.

O namorado da viúva realmente passou por ali. Na rua Montmorency, em Paris, se encontra a casa mais antiga da capital francesa, uma habitação de 617 anos onde viveu o alquimista Nicolau Flamel — o namorado da viúva cantado por Jorge Ben em “A Tábua de Esmeralda”, disco que surgiu após uma visita de Jorge Ben à tal casa em 1973.

Hoje, a casa abriga o Auberge Nicolas Flamel, um restaurante que reúne histórias de tempos imemoráveis, de quando os alquimistas andavam sobre a Terra, e conecta amantes da boa gastronomia, fãs de Harry Potter e uma lenda fundamental da música brasileira.

“Já escutei muitas histórias sobre essa casa, é um lugar com milhares de histórias, basta olhar para as paredes para ver que há muitas coisas que já se passaram aqui. Minha história de alquimia é a cozinha”, diz Alan Geaam, chef de cozinha libanês que comanda o Auberge Nicolas Flamel e tem uma história de vida um tanto fantástica.

Em 1999, Geaam chegou a Paris com uma mochila nas costas. Aos 25 anos, ainda incerto sobre o que faria da vida, tomou gosto pela cozinha quando começou a trabalhar como lavador de pratos em um dos milhares de restaurantes da cidade. “Um dia, passei por essa rua e vi essa casa, uma casa antiga, olhei pela janela e me dei conta que é a casa do Nicolas Flamel”, lembra Geaam. “Mas eu só o conhecia do Harry Potter.”