Como a Geração Z está Transformando a Moda para Noivas

Mercado de Casamentos Aquece Após a Pandemia, Oferecendo Mais Opções para Clientes com Gostos Diversificados

Uma hora após ficar noiva em Veneza, na Itália, no ano passado, Christyne de Quesada começou a buscar na internet vestidos brancos para usar em diversos eventos relacionados ao seu casamento: festa de noivado, despedida de solteira, cerimônia civil no cartório e uma grande celebração na Cidade do México.

No entanto, a gerente de recursos humanos de Miami encontrou dificuldades em encontrar conjuntos de boa qualidade, abaixo de US$ 1.000 (cerca de R$ 5.430), que refletissem sua personalidade.

“Isso me deixou um pouco louca,” disse Quesada. “Comprei cerca de sete itens e devolvi todos.”

Diante dessa situação, ela decidiu explorar além das marcas e lojas de noivas tradicionais. Eventualmente, escolheu um conjunto de duas peças marfim da marca de Xangai ShuShu Tong, comprado na Ssense, para sua cerimônia civil; um vestido Vera Wang, que descreve como “tradicional e muito de princesa”, para sua cerimônia na Cidade do México; e uma saia marfim e um corpete sob medida da designer de noivas da Flórida, Gabriella Arango, completados com sapatos Gucci, para a recepção.

Noivas das gerações Millennial e Gen-Z, como Quesada, não estão mais comprando apenas um vestido de noiva, mas sim um guarda-roupa inteiro para eventos pré e pós-casamento. Essa diversidade está impulsionando o mercado global de vestuário nupcial, que está projetado para crescer a uma taxa de 3,5% ao ano e alcançar US$ 83,5 bilhões (cerca de R$ 450 bilhões) até 2030, conforme o relatório Global Bridal Wear Market Industry.