Personalização de Bolsas: A Nova Tendência de Adicionar Acessórios às Suas Birkins

Inspirada na atriz e cantora francesa Jane Birkin, a ideia é personalizar as peças para torná-las exclusivas.

Há uma nova tendência de moda no radar fashionista! Intitulada de “birkinficação”, a ideia da vez é personalizar as próprias bolsas com muitos acessórios e penduricalhos.

Laços, chaveiros, miçangas, alfinetes, amuletos e até porta-moeda, por exemplo, são alguns dos itens usados na peça para torná-la exclusiva.

O retorno do movimento, que bombou em 2010, também foi sinalizado em março deste ano, durante o desfile apresentado pela Miu Miu na Semana de Moda de Paris. Tanto nas passarelas quanto nas ruas da Cidade Luz, convidadas exibiram suas criações.

Livia Nunes usando bolsa de couro marrom da Miu Miu com correntes e pingentes coloridos
Livia Nunes usando bolsa de couro marrom da Miu Miu com correntes e pingentes coloridos / Jeremy Moeller/Getty Images

Já no TikTok, jovens e criadoras de conteúdo de todo o mundo vêm compartilhando vídeos virais e criativos com os mais diferentes adornos possíveis, incluindo até alguns tamagotchis ou bichinho virtual — como ficou conhecido no Brasil o brinquedo em que se cria um animal de estimação eletrônico, lançado em 1996.

As referências por trás da “birkinficação”

Como o próprio sugere, a tendência se dá em referência a atriz e cantora francesa Jane Birkin (1946-2023), dona de um estilo único que, para além de roupas, também era contemplado em suas bolsas.

Reconhecida como uma it-girl parisiense, a artista, responsável por inspirar a cobiçada bolsa “Hermès Birkin”, batizada com o seu nome, popularizou a customização das peças com uma dose de ousadia e originalidade.

Jane Birkin em março de 2013, no Japão
Jane Birkin em março de 2013, no Japão / Jeremy Moeller/Getty Images