Faça a diferença com a camiseta que absorve CO2

Peça, com foco no projeto de descarbonização para o mercado têxtil, foi lançada na London Fashion Week recentemente

Com o desafio de pensar e produzir uma moda aliada aos cuidados com o planeta, o grupo de moda brasileira Malwee anunciou, recentemente, a criação da primeira malha nacional capaz de capturar gás carbônico (CO2) do meio ambiente e o eliminar a partir do processo de lavagem.

A camiseta, batizada de “Ar.voree”, foi apresentada durante a exposição “A Chain of Women” – evento que abre a London Fashion Week, considerada uma das mais importantes temporadas de moda ao redor do globo.

Hoje, a indústria da moda é responsável por 2% a 8% da emissão global de carbono, segundo agências da Organização das Nações Unidas (ONU). O elemento é conhecido por ter a maior contribuição para o aquecimento global e, consequentemente, as mudanças climáticas.

Após dois anos de pesquisa, a criação se deu a partir de uma parceria com a Xinterra, start up de Singapura, que desenvolveu a aplicação da tecnologia COzTERRA – antes usada na construção civil – para o mercado têxtil.

De forma geral, a solução possibilita que a camiseta consiga capturar 12g de CO2 da atmosfera. Ou seja, 25 camisetas capturam, em um dia, a mesma quantidade de gás carbônico que uma árvore adulta captura diariamente.