Concurso Miss Holanda chega ao fim e vira plataforma focada em diversidade

Decisão ocorre um ano após coroação da primeira vencedora trans e marca mudança de paradigma nos concursos de beleza tradicionais.

O concurso Miss Holanda foi cancelado, após os organizadores da competição afirmarem que era hora de mudança. O concurso não será mais realizado e, em seu lugar, os responsáveis introduziram uma nova iniciativa destinada a “inspirar” jovens de diferentes maneiras.

A mudança ocorre pouco mais de um ano após os jurados coroarem sua primeira vencedora mulher trans, Rikkie Kollé.

Um comunicado no site da competição anunciou seu encerramento e o estabelecimento de uma nova plataforma chamada “Niet Meer Van Deze Tijd” (“Não Mais Deste Tempo”). O texto afirma: “Após anos de história repletos de glamour, talento e inspiração, o Miss Holanda se despede do nome que conquistou o coração de muitas pessoas. Mas este não é o fim; é um novo começo. O mundo está mudando, e nós estamos mudando com ele.”

“O Miss Holanda está se transformando em No Longer of this Time: uma plataforma que gira em torno de saúde mental, mídias sociais, diversidade, autoexpressão e muito mais. Sem mais coroas, mas histórias que conectam. Sem vestidos, mas sonhos que ganham vida. Aqui inspiramos jovens a serem eles mesmos em um mundo em constante mudança.”