Aprenda como comer bem para melhorar a saúde hormonal

De impactos no humor à libido, entenda como ter hormônios equilibrados te ajudará a alcançar uma vida mais saudável

Como acontece com muitas coisas na vida, muitas vezes não consideramos nossa saúde hormonal até que ela se torne desequilibrada. Sabemos que nossos hormônios estão intimamente ligados ao ciclo menstrual, mas quantas de nós entendem tudo sobre o assunto? Eles desempenham um papel muito maior em todas as facetas da nossa saúde, do humor à energia, à libido e à fome, do que a maioria de nós compreende.

“Como mulheres, acho que não entendemos o impacto imediato e de longo prazo que nossa saúde hormonal tem sobre nós”, diz Pauline Cox, nutricionista, pesquisadora de medicina integrativa e autora de Hungry Woman: Eating For Good Health, Felicidade e hormônios. “Entender nossa fisiologia é tão importante para ajudar a aliviar algumas das emoções autodestrutivas que podemos sentir em relação a nós mesmas, seja frustração ou vergonha – em vez de lutar contra nossa fisiologia, trata-se de tentar entendê-la e trabalhar com ela.”

Não apenas temos hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona para lidar, mas também hormônios metabólicos, como a insulina, que desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar. “É muito importante que as mulheres trabalhem com seus hormônios aos 20, 30 e 40 anos para aproveitar a janela antes da menopausa, o que pode determinar como passamos pela menopausa e o impacto que isso tem em nossa longevidade”, diz Cox. “Há muito que podemos fazer antes de atingir a idade da menopausa (quando nossos níveis de estrogênio começam a diminuir) para diminuir o risco de problemas como Alzheimer e doenças cardíacas.”

Como restabelecer a saúde hormonal?

Primeiro, pense em como você pode ter equilíbrio em seu estilo de vida diário. Embora nossos corpos agora tenham que lidar com longas jornadas de trabalho, altos níveis de estresse e luz azul (esses são apenas três exemplos), o problema é que não mudamos geneticamente desde os tempos do homem das cavernas. “O sono é a base da saúde hormonal”, diz Cox. “Tente entrar em um bom padrão de sono/vigília o mais cedo possível na vida. Faça uma caminhada matinal para iluminar os olhos e definir o ritmo circadiano – isso ajuda nos níveis de serotonina, que depois se converte em melatonina, que promove uma boa noite de sono.

Nem é preciso dizer que nossas dietas também são essenciais para manter uma boa saúde hormonal – o que colocamos em nosso corpo alimenta (ou não) os processos que ocorrem dentro dele. Tanto que Cox acredita que podemos controlar os sintomas da perimenopausa e da TPM com uma boa dieta e estilo de vida. “Nossos corpos têm uma inteligência inata – eles são projetados com uma fisiologia alucinante que nos ajuda a viajar por nossas vidas, de acordo com o estágio da vida em que estamos. Comer uma dieta rica em açúcar e altamente processada, sem nutrientes essenciais, cria inflamação e isso aumenta os sintomas da TPM, por exemplo.” Ela também acrescenta que a terapia de reposição hormonal pode ser ótima para diferentes mulheres, mas não é uma solução rápida, sugerindo que controlar a dieta é mais importante para a saúde a longo prazo.